Niterói - Rio de Janeiro - Praias e Esportes Radicais.


Bairros de Niterói
O município se divide em quarenta e oito bairros agrupados em doze regiões administrativas na forma do quadro abaixo:

As mais belas e límpidas praias estão localizadas na região oceânica
Barreto
- Barreto
- Ilha da Conceição
- Santana

Centro
- Bairro de Fátima
- Centro
- Ponta d Areia
- São Lourenço

Engenhoca
- Engenhoca
- Tenente
- Jardim

Fonseca
- Fonseca

Icaraí
- Icaraí
- Vital Brazil
Ingá
- Boa Viagem
- Gragoatá
- Ingá
- Morro do Estado
- São Domingos

Pendotiba
- Badu
- Cantagalo
- Ititioca
- Largo da Batalha
- Maceió
- Maria Paula
- Matapaca
- Sapê

Praias Oceânicas
- Cafubá
- Camboinhas
- Engenho do Mato
- Itacoatiara
- Itaipu
- Jacaré
- Piratininga

Santa Bárbara
- Baldeador
- Caramujo
- Maria Paula
- Santa Bárbara

Santa Rosa
- Cubango
- Pé Pequeno
- Santa Rosa
- Viçoso Jardim
- Viradouro
São Francisco
- Cachoeiras
- Charitas
- Jurujuba
- São Francisco

Rio do Ouro
- Muriqui
- Rio do Ouro
- Várzea das Moças
- Vila Progresso
Praias


Camboinhas:


Itacoatiara:
 



Itaipu:


Itaipuaçu:



 Piratininga:

Praião

Prainha 


 Sossego:    





Horto Botânico de Niterói

O Horto Botânico de Niterói (Também conhecido por Jardim Botânico de Niterói) , no bairro do Fonseca, foi criado, por decreto do governador Nilo Peçanha, em maio de 1906, com a finalidade de cultivar e distribuir aos lavradores sementes e mudas de frutíferas e plantas medicinais. Sua história é marcada por sucessivas fases de prestígio e declínio e sofreu duas grandes reformas, em 1950 e 1975.


Com mais de um século de existência, o Horto conta com espécies de plantas e árvores como jatobás, jequitibás, jacarandás e sapucaias e também com espécies raras como o "Pau Mulato", só encontrado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e na Amazônia.

Com área de 258 mil metros quadrados recebe diariamente, cerca de 300 pessoas em busca de ar puro, contato com a natureza e tranquilidade para práticas esportivas e de lazer.


Funciona no local, também o Jardim Zoológico de Niterói, onde animais machucadas são tratados e depois muitas vezes devolvidos a natureza.

Parque da Serra da Tiririca
A Serra da Tiririca, em Niterói, começa entre as Praias de Itacoatiara e Itaipuaçu (Município de Maricá), estendendo-se entre Niterói e Maricá até a Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106) na divisa com São Gonçalo.

Apresenta, nos trechos mais elevados, porções significativas de matas em bom estado de conservação. A serra é basicamente revestida por mata secundária em vários estágios de regeneração e sua flora é composta em sua maioria por espécies nativas da Mata Atlântica.

Merece registro a presença de massarandubas, palmitos, figueiras-da-terra, monjolos, aroeiras e paineiras.

É um execelente local para caminhadas ecológicas, que são organizadas por diversas Organizações Não Governamentais, todos os finais de semana.

O Parque Estadual da Serra da Tiririca em Niterói é administrado pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas). E é no parque que encontramos o ponto mais alto da cidade (412m).

Parque Darcy Ribeiro 

A Reserva é um patrimônio ecológico da cidade de Niterói, formada por um conjunto de maciços costeiros.


Esta Unidade de Conservação engloba a Serra do Malheiro, a Serra Grande, a Serra do Jacaré e a Serra do Cantagalo, abrangendo os bairros de Pendotiba, Piratininga, Itaipu, Rio do Ouro , Várzea das Moças e Engenho do Mato.


Sendo uma área estimada de 12,4 quilômetros quadrados e um perímetro de 55 quilômetros


Parque da Cidade

Reserva biológica e florestal do município numa altitude de 270 m, ocupando uma área de 149.388,90 m², que possui um mirante da onde pode-se ter uma visão panorâmica da Região Oceânica e Icaraí, da Baía de Guanabara, em toda a sua extensão e do mar aberto.

Point conhecido como Morro da Viração ou Parque da Cidade é um excelente ponto de partida para quem gosta de esportes radicais.... a paisagem é linda! Vale a pena conferir.... e se tiver coragem .... pular de Parapente.


A Região Oceânica é o grande ponto de belezas naturais, pois conta com as melhores praias

- Praia de Fora e Praia do Imbuí, com seus valores históricos; Praia de Piratininga, Praia de Camboinhas, Praia de Itaipu e Praia de Itacoatiara, as mais famosas e visitadas, Praia do Sossego, Praia Adão e Eva e Prainha, locais calmos e paradisíacos; além, da Lagoa de Piratininga e a Lagoa de Itaipu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui....